CONFRADES
Q
uando os Confrades se reunem, oficialmente, convocados pelo Chanceler, tem lugar um Capítulo, onde são tomadas todas as decisões relevantes para a Confraria, sendo anualmente efectuada a admissão de novos Confrades.
Sejam Chefes de Estado, personalidades de destaque ou institucionais, comerciantes individuais, Administradores ou Director das empresas, todos eles recebem o nome de Confrades e é-lhes atribuído um título e grau.
OS CONFRADES HONORÁRIOS
Os Confrades Honorários – personalidades ou entidades que não estando ligadas directamente às empresas, se distinguem pelo seu prestígio, status ou serviços prestados ao Vinho do Porto - são distinguidos pelos graus de Cancelário, Infanção e Cavaleiro.
INFANÇÕES
São todas as individualidades ou instituições de relevo que de forma significativa tenham contribuído para a divulgação, prestígio e dignificação do Vinho do Porto ou que pelo seu prestígio pessoal, ou pelas elevadas funções que desempenham, mereçam ser distinguidos com este grau - O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Câmara Municipal do Porto e a Associação das Empresas de Vinho do Porto, são alguns exemplos.
CANCELÁRIOS
São todos os Chefes de Estado ou representantes das Casas Reais que pela sua projecção emprestam notoriedade à Confraria e ao Vinho do Porto. A Confraria do Vinho do Porto possui 46 Cancelários entre os quais Mário Soares, Jorge Sampaio, D. Duarte Duque de Bragança, o Rei Juan Carlos de Espanha, o seu filho, Príncipe Filipe, o Rei e o Príncipe Belgas, o Príncipe Henrik da Dinamarca...
Ver Galeria
CAVALEIROS
São todos, os que não estando abrangidos pelos graus anteriores, mereçam ser distinguidos pela sua dedicação e serviço ao Vinho do Porto.
OS CONFRADES EFECTIVOS
Confrades Efectivos são pessoas que exercem a sua actividade profissional no comércio e exportação do Vinho do Porto, como comerciantes em nome individual, como administradores ou gerentes de sociedades.
Aos Confrades Efectivos é atribuído grau de Mestre, caso sejam administradores ou gerentes das sociedades ou, o grau de Experto, caso sejam funcionários superiores das empresas comerciais de Vinho do Porto.
Os Mestres e os Expertos são os Confrades Efectivos que escolhem entre si a Chancelaria que é o Orgão dirigente que administra e representa a Confraria do Vinho do Porto.