Portuguese    English
voltar

ENTRONIZAÇÃO

PPara além de enaltecer e prestigiar o Vinho do Porto em todas as circunstâncias e oportunidades, a Confraria presta uma Homenagem às pessoas que se distinguem com serviços e lealdade à causa do Vinho do Porto, realizando anualmente uma Cerimónia de Entronização.

CERIMÓNIA DE ENTRONIZAÇÃO

A Cerimónia de Entronização da Confraria do Vinho do Porto é o seu evento mais importante e tem como local de realização, o Pátio das Nações do Palácio da Bolsa, na cidade do Porto.

Os novos Confrades que foram propostos por um Mestre ou pela Chancelaria (máxima honra) e aceites em reunião de Capítulo, são convidados para esta cerimónia para serem entronizados, onde é lido o seu CV pelo Fiel das Usanças e recebem as insígnias das mãos do seu Mestre proponente. Assinam de seguida o Livro de Honra da Confraria e recebem o seu Diploma, entregue pelo Chanceler.

De seguida todos fazem um juramento solene de lealdade, com um cálice de Vinho do Porto nas mãos – “ Juro solenemente dar o meu apoio à Confraria e continuar a lutar pela dignificação do Vinho do Porto”

Dado que o Vinho do Porto é envolvido por todo este espírito, a Cerimónia e o discurso do Chanceler terminam sempre com o mesmo brinde – “Pelo Vinho do Porto – Pela Confraria- Pelos Confrades”.

Finda a Cerimónia, todos os Confrades e convidados formam em cortejo, seguindo a pé, até ao Museu dos Transportes – Edifício da Alfândega do Porto, onde se realiza o Jantar e Baile de Gala.

Ultima Newsletter