Portuguese    English

HISTÓRIA

O grande movimento para criar a Confraria do vinho do Porto iniciou-se em 1945, mas só em 1964 surgiram condições para se pensar numa Confraria de Vinhos, entre os comerciantes do Vinho do Porto.

No entanto, apesar do processo estar todo organizado, existiam nesse tempo, muitas dificuldades para se criar uma Confraria independente.

Finalmente em Novembro de 1982, o sonho foi realizado, com a constituição da Confraria do Vinho do Porto e sua instalação no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto.

Como personagem tutelar foi escolhido o Infante D. Henrique, terceiro filho de D. João I, nascido no Porto. O seu carácter indomável que inspirou as mais extraordinárias viagens marítimas, coincide com o espírito universal do Vinho do Porto.

Estabelecida com o propósito fundamental de “ difundir, promover e consolidar o nome do Vinho do Porto em todo o Mundo”, a Confraria acolhe no seu seio, pessoas e entidades que pela sua actividade na produção e exportação de Vinho do Porto, bem como pela sua acção, reputação e serviços em favor do Vinho do Porto, contribuem para o seu conhecimento e prestígio da sua imagem.